Topo

Esse conteúdo é antigo

Animais especiais resgatados em Brumadinho aguardam adoção responsável

Deficiências mais comuns dos animais são sequelas de atropelamentos e de maus-tratos, como cegueira, paralisia e amputação de algum membro - Divulgação
Deficiências mais comuns dos animais são sequelas de atropelamentos e de maus-tratos, como cegueira, paralisia e amputação de algum membro Imagem: Divulgação

28/02/2021 14h57

Cerca de 40 cães e cinco gatos considerados especiais aguardam um novo lar. Esses animais foram resgatados nas áreas atingidas após o rompimento de barragem, em Brumadinho. Outros 160 animais considerados "saudáveis" também estão disponíveis e podem ser adotados online pelo site Me Leva pra Casa mantido pela mineradora Vale.

Segundo a mineradora, esses animais foram impactados direta ou indiretamente pelo rompimento da barragem B1, em Brumadinho. A maioria foi resgatada nas áreas atingidas, em residências nas comunidades, deixados por doação voluntária de seus tutores ou, em muitos casos, abandonados na entrada da Fazenda ou do Hospital Veterinário.

Pets especiais

São considerados especiais não somente os pets com problemas físicos, mas todos aqueles que necessitarão de cuidados especiais. Um gato ou cachorro idoso, por mais saudável que esteja, vai precisar de cuidados extras que, por vezes, afugentam os futuros adotantes.

Entre as deficiências mais comuns são sequelas de atropelamentos e de maus-tratos, como cegueira, paralisia e amputação de algum membro. Há também casos em que o animal já nasce com algum tipo de deficiência e em outras situações, a deficiência é desenvolvida por um problema de saúde, como a diabetes e a Leishmaniose.

"O adotante precisa ter esse amor e cuidado com animal de qualquer forma. No caso do pet especial realmente requer um pouco mais de atenção. Mas tendo essa consciência, não se torna um problema. A atenção, o carinho, a gratidão do animal super compensa essa atenção maior de que ele precisa. Normalmente, quem adota um animal especial tem vários momentos felizes. Pois medicado, cuidado, ele pode ter uma vida 'normal'. Os pets velhinhos, em geral, são animais mais tranquilos, menos agitado que terão vários momentos de alegria", afirmou a analista ambiental e gestora da Fazenda Abrigo de Fauna, Magda Castro.

Segundo a gestora, a preferência no momento de adoção é por filhotes e a procura aumentou durante o período de isolamento social em virtude da pandemia de covid-19. Os animais são monitorados por seis meses pela equipe da Fazenda Abrigo de Fauna, que faz uma pesquisa para avaliar se o perfil do adotante é compatível com o animal procurado.

"Também registramos devolução, mas não é comum. Tivemos casos em que um casal se separou, teve uma tutora que adoeceu e não teve mais condições de cuidar. Também já teve caso em que a gente recolheu o animal - nesse caso específico, o animal era mantido preso em uma guia e isso fere uma das liberdades do animal. Foram realizadas três visitas e, apesar dos avisos, o tutor manteve a condição e então recolhemos o animal. Mas não é comum a devolução, a grande maioria [das adoções] é bem sucedida", explicou a Magda.