Morre José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília, aos 95 anos
O arcebispo emérito de Brasília, cardeal dom José Freire Falcão, morreu, na noite de ontem, em decorrência de complicações da covid-19. O religioso tinha 95 anos e estava internado em um hospital particular da capital há dez dias.
"O cardeal foi internado no dia 17 de setembro, como medida preventiva, após testado positivo para a covid-19", disse a Arquidiocese de Brasília em nota sobre o estado de saúde do cardeal.
"Na madrugada do dia 24 de setembro, dom Falcão teve uma piora em seu quadro respiratório e renal, sendo necessária uma entubação para dar conforto maior à sua condição", prosseguiu.
Pelo Twitter, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, lamentou a morte do sacerdote. "Brasília perde um de seus maiores guias religiosos", afirmou.
De acordo com a Arquidiocese de Brasília, o corpo do cardeal será sepultada ainda hoje, na Catedral Metropolitana de Brasília. A cerimônia será iniciada às 13h (horário de Brasília) e, às 15h, será realizada uma missa de corpo presente.
"Devido às restrições da covid-19, o caixão estará lacrado e a cerimônia será restrita ao clero e aos familiares", completou a arquidiocese. Já o sepultamento, diferentemente, será aberto ao público, ocorrendo na próxima quarta-feira (29), das 8h às 14h, na Cripta da Catedral de Brasília.
* Com informações do UOL, em São Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.