Centro dos Emirados Árabes Unidos para a Quarta Revolução Industrial lança programa global de intercâmbio de conhecimento sobre Inteligência Artificial

DAVOS, 18 de janeiro de 2024 (WAM) -- O Centro para a Quarta Revolução Industrial dos Emirados Árabes Unidos (UAE C4IR) lançou uma plataforma para preencher a lacuna entre líderes do setor de Inteligência Artificial (IA), inovadores e especialistas em todo o mundo.

O Programa de Bolsas de Estudo de IA do C4IR foi anunciado durante a Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial 2024, de 15 a 19 de janeiro. A plataforma de troca de conhecimento foi ativada por meio de um Memorando de Entendimento (MoU) entre o UAE C4IR e o Rwanda C4IR.

Mais centros de todo o mundo participarão do programa para criar uma comunidade global e interconectada de profissionais de IA. A comunidade não apenas compartilhará conhecimento, mas também abordará coletivamente os desafios enfrentados pela implementação e pela política de IA, orientando, em última análise, a direção futura da IA para um mundo mais inclusivo e sustentável.

Khalfan Belhoul, CEO da Dubai Future Foundation, destacou que a iniciativa criará uma comunidade global integrada dos principais especialistas em IA para trabalhar coletivamente na solução dos desafios da área, cooperando para desenvolver políticas e legislações inovadoras que acompanhem os rápidos avanços da tecnologia. "Esse programa global se concentrará no intercâmbio de conhecimento com a rede C4IR em todo o mundo. Ele ajudará a reunir o conhecimento adquirido durante o desenvolvimento de projetos de IA em todo o mundo para acelerar o progresso e aprofundar o impacto", acrescentou.

Paula Ingabire, ministra de Tecnologia da Informação e Comunicação e Inovação de Ruanda, salientou que Ruanda tem o compromisso de aproveitar a IA para impulsionar a transformação equitativa, promovendo uma comunidade de profissionais de IA equipados para enfrentar os desafios exclusivos de nosso tempo. "Por meio da colaboração e da experiência compartilhada, pretendemos impulsionar a inovação e moldar o futuro da IA, a tornando uma ferramenta inclusiva e ética que beneficia a todos", afirmou.

Reconhecendo os desafios e as oportunidades exclusivas do cenário da IA, o programa também oferecerá sessões personalizadas. Essas sessões se aprofundam em aplicativos, pesquisas e desenvolvimentos de IA, com foco especial na experiência específica de cada centro participante. Essa abordagem garante que cada discussão, workshop e iniciativa colaborativa seja altamente relevante para os participantes.

Serão organizados workshops conjuntos para aprimorar a inovação em aplicativos de IA, promover a adoção do pensamento lateral e desenvolver soluções inovadoras usando as tecnologias mais recentes. Além disso, os workshops se aprofundarão nas considerações éticas, nas estruturas de gerenciamento e nas estruturas de políticas que regem os usos da IA. As sessões também abordarão mecanismos para a formação de políticas internacionais que garantam o uso e o desenvolvimento responsáveis da IA.

O programa dará suporte ao C4IR participante para desenvolver projetos que empreguem a IA para criar impacto social, além de oferecer a oportunidade de participar de eventos globais na área.

Deixe seu comentário

Só para assinantes