Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Enchente no RS aciona alarme da impopularidade no Planalto

Depois da tempestade vem a cobrança. Lula trabalhava com a perspectiva de uma queda consistente no preço dos alimentos em 2024. Mas a tragédia climática gaúcha leva os economistas a rever suas previsões para cima. Algo que acionou no Planalto o alarme da impopularidade.

O Rio Grande do Sul responde por 70% da produção brasileira de arroz. Uma parte da safra perdeu-se sob as águas. Outra parte, já colhida, está ilhada. Às voltas com a síndrome do que esta por vir, Lula foi às compras. Decidiu importar 1 milhão de toneladas de arroz.

O problema não se restringe ao arroz. O Rio Grande do Sul é responsável também por cerca de 17% do total de abate nacional de suínos; 13% de frango; e 5% de bovinos.

Para desassossego de Lula, as pesquisas mais recentes revelaram que, desde agosto do ano passado, a aprovação do seu desempenho caiu enquanto a reprovação cresceu. Uma das causas da aproximação das duas linhas é a percepção popular de que a economia piorou.

Ironicamente, a gestão Lula reequilibrou uma economia que herdou em mau estado. Mas nem a criação de novos empregos, o aumento do salário mínimo e a elevação da renda média conseguem impedir que o humor do brasileiro seja envenenado quando se movem para cima os preços na quitanda e na feira.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

363 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Rafael Narciso Vieira

calma gente , o Lula e o Pt só ficaram 16 anos no governo e agora vão arrumar tudo, esqueça, o passado , agora vai, a culpa é do Bolsonaro , em 4 anos de pandemia ele acabou com tudo que era bom e lindo, maravilhoso, espetacular, uma beleza, aqui até pareceia a França, Paris, calma que agora vai , ate a chuva é culpa do Bolsonaro, falando nisso por onde anda a Ministra do meio ambiente ?

Denunciar

Luiz Fernando Vanzolini Razuk

Ironicamente, a gestão Lula reequilibrou uma economia que herdou em mau estado? Mais um exemplo que deixam claras a indigência intelectual e moral que aflige esse veículo de comunicação e esse senhor que se diz “jornalista”. Incrível como não consegue segurar a passada de pano. 

Denunciar

Pedro Sávio Pires Martins da Costa

Josias voce pode inventar o que quiser da gestão Bolsonaro mas falar que o lula consertou a economia que o Bolsonaro deixou é demais . O Brasil foi o país no mundo que melhor passou economicamente pelo Covid . Ganhando dos EUA , Europa . Pelo amor de Deus, aí foi demais

Denunciar