Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

PL de Bolsonaro e PP de Lira comandam 'pacote da destruição'

O "Pacote da Destruição" do meio ambiente é comandada e relatada pelo PL, de Jair Bolsonaro, e o PP, de Arthur Lira, conforme levantamento feito pelo colunista José Roberto de Toledo no Análise da Notícia desta quarta-feira (8).

Metade dos projetos de lei do 'Pacote da Destruição' do meio ambiente tem um autor ou relator do PL, que é o partido de Bolsonaro. É o partido que tem mais relatorias e autorias dentro desse pacote. Isso não é um acaso, é um projeto. Esses caras querem, de fato, ladrilhar a Amazônia. Eles não querem deixar uma árvore de pé. É um projeto. Eles querem realmente acabar com todo o sistema de proteção ambiental.

Eles não querem fazer isso sozinhos, porque, em segundo lugar, está o PP, de Arthur Lira. Tem sete projetos em que tem um autor ou relator do PP.

Os projetos não são "ações isoladas", mas, sim, um lobby.

Pelo menos dois desses 25 projetos são para acabar com o financiamento do Ibama, que é um dos principais órgãos de fiscalização ambiental. Tem uma taxa, que é usada para ajudar a financiar o Ibama. Jerônimo Goergen, um deputado do Rio Grande do Sul, tem obsessão em acabar com o Ibama. Ele tem um projeto que esvazia completamente as funções e o cofre do Ibama.

Além deles mudarem a lei para flexibilizar as regras, torná-las mais lenientes, facilitar a vida dos destruidores e das pessoas que grilam as terras, tem um monte de projeto para legalizar área grilada.

Não são ações isoladas, de pessoas, isso é uma plataforma. Um projeto de um lobby, muito além do lobby do agronegócio. Tem um grande negócio por trás da ocupação ilegal de terras na Amazônia, é um grande negócio.

O lobby é "patrocinado" pelo PL e pelo PP, sem contar outros poucos partidos.

Esses caras representam esse lobby [...] Quem está patrocinando isso institucionalmente é o PP, do Arthur Lira, e o PL, do Bolsonaro. São os dois partidos à frente das autorias e relatorias desses projetos. Juntos, eles têm mais metade desse 'Pacote da Destruição'.

Continua após a publicidade

Tem outros partidos também, como o PSD, do Kassab, outros do União Brasil, PSDB, do Eduardo Leite, MDB e um ou outro do Cidadania. Mas, quem está à frente, é o PL e o PP.

***

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes