Topo

Líder comunitário do Complexo do Alemão é morto a tiros em centro cultural

Em sua página no Facebook, Guinha publicou, nos últimos dias, fotos de festas e atividades comunitárias - Reprodução/Facebook
Em sua página no Facebook, Guinha publicou, nos últimos dias, fotos de festas e atividades comunitárias Imagem: Reprodução/Facebook

No Rio

21/12/2014 10h22Atualizada em 21/12/2014 11h56

O presidente da Associação de Moradores do Conjunto das Casinhas, na comunidade da Fazendinha, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, Luiz Antônio de Moura, 41, foi assassinado na tarde de sábado (20). Conhecido como Guinha, ele foi baleado em um centro cultural da comunidade. Guinha era militante da causa gay e fundador do Grupo Diversidade LGBT do Alemão.

Os tiros foram disparados de dentro de um carro que passou em frente à casa. O crime é investigado pela DH (Divisão de Homicídios). Um rapaz de 18 anos foi atingido no braço, atendido em um hospital da região e está fora de perigo. A Polícia Civil aguarda a liberação médica do ferido para que ele possa prestar depoimento.

Em sua página no Facebook, Guinha publicou, nos últimos dias, fotos de festas e atividades comunitárias. O líder comunitário é personagem do documentário "Favela Gay", sobre a militância em defesa dos direitos dos homossexuais nas comunidades cariocas, produzido por Cacá Diegues e Renata de Almeida Magalhães. No filme, Guinha contou episódios de perseguição a homossexuais e transexuais do conjunto de favelas.

O líder comunitário disse que, no passado, eram frequentes ataques comandados por traficantes. "Para eles, policial, x-9 (delator) e gay eram a mesma coisa", disse. A intolerância, afirmou, ficava mais grave com a presença de igrejas evangélicas nas favelas. "Nos cultos, nos atacam abertamente. Se o gay for espírita ou umbandista, complica ainda mais", lamentou.

Em nota, a CPP (Coordenadoria de Polícia Pacificadora) informou que policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) ouviram os disparos e encontraram o corpo de Guinha, na localidade de Casinhas, no fim da tarde de ontem. O corpo foi levado para a IML (Instituto Médico Legal). O sepultamento será às 15h deste domingo.

A Secretaria de Segurança anunciou que a comunidade de Nova Brasília, que tem vivenciado episódios frequentes de violência, é uma das 16 que terão troca no comando da UPP. (Com BandNews)