Topo

Quatro policiais militares são baleados no Complexo do Alemão

No Rio

09/12/2014 10h37

Quatro policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, foram baleados por criminosos na noite desta segunda-feira (8), na favela Nova Brasília. Dois deles estão em estado grave.

O primeiro ataque ocorreu ao anoitecer na localidade conhecida como Divineia. De acordo com a Polícia Militar (PM), traficantes de drogas atiraram nos policiais que pouco antes tinham prendido um homem acusado de portar drogas e uma bomba de fabricação caseira. Nesta ocorrência, o sargento Hércules Barcelos foi baleado em uma das pernas.

Por volta das 22h, ocorreu outro confronto, desta vez no Largo da Vivi. Três policiais militares foram atingidos: os soldados Max da Silva, Deivid Ximenez Rodrigues e Daniel de Oliveira Baltar. Baleado no peito, o soldado Rodrigues foi levado para o Hospital Central da corporação, onde seu estado é grave.

O soldado Silva sofreu ferimentos no rosto. Já recebeu alta após ser medicado. A situação do soldado Baltar é mais complicada. Baleado no peito e nas pernas, foi operado durante a madrugada.

No caminho para o hospital, a ambulância que levava Rodrigues bateu em um Renault a cerca de 2 quilômetros do Alemão e capotou. O enfermeiro e o médico sofreram ferimentos leves, assim como os três ocupantes do carro.

O policiamento foi reforçado na região do Complexo do Alemão por policiais de UPPs, do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O acidente e os tiroteios foram registrados na 22ª Delegacia de Polícia, na Penha, zona norte.

Dados oficiais da Secretaria de Segurança do Estado do Rio indicam que somente neste ano 107 policiais foram mortos no Rio, dos quais 89 estavam em horário de folga e 18 em serviço.