Parlamentares da oposição fazem ato contra PEC do Teto no plenário da Câmara

De Brasília

  • Pedro Ladeira - 25.out.2016/Folhapress

    Deputados de oposição entregaram ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), caixas simbolizando milhares de assinaturas contra a PEC do teto de gastos, colhidas numa petição online feita pelo Avaaz

    Deputados de oposição entregaram ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), caixas simbolizando milhares de assinaturas contra a PEC do teto de gastos, colhidas numa petição online feita pelo Avaaz

Parlamentares de partidos da oposição fizeram um ato no plenário da Câmara dos Deputados contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, que institui um teto de gastos por 20 anos. Eles entregaram ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), caixas que simbolizam as mais de 320 mil assinaturas em uma petição online contrária à medida.

O deputado Alessandro Molon (Rede-RJ), promotor da petição, disse que a proposta apresenta risco aos recursos destinados à saúde e à educação e classificou a medida de "PEC da desigualdade". Além das caixas, os parlamentares carregavam cartazes e faixas contra a PEC.

Pedro Ladeira - 25.out.2016/Folhapress
Caixas simbolizando assinaturas de petição online contra a PEC do Teto são entregues a Maia

O ato ocorreu de forma ordenada e durou poucos minutos. Neste momento, 212 parlamentares declaram presença na sessão, ou seja, ainda não há quórum para a retomada da votação da PEC.

Mais cedo, o plenário aprovou o encerramento das discussões, e o próximo passo seria o início da votação da matéria. Mas o prazo regimental de quatro horas de uma sessão extraordinária havia expirado, o que provocou o início de uma nova sessão. É por isso que os parlamentares precisam registrar novamente a presença em plenário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos