Votos em branco e nulos superam vantagem do prefeito reeleito em Fortaleza
O número de votos em branco e nulos poderia ter mudado o resultado das eleições para a prefeitura de Fortaleza. Com 100% das urnas apuradas, o atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT), foi reeleito neste domingo, 30, com 678.847 votos (53,57%) - 90.396 votos a mais do que o adversário, o deputado estadual Capitão Wagner (PR), que teve 588.451 votos (46,43%). Votos em brancos (26.453) e nulos (83.991) somaram 110.444 votos.
Roberto Cláudio foi reeleito para mais quatro anos de mandato com apoio dos irmãos Cid e Ciro Gomes, ambos do PDT. A reeleição fortalece a candidatura de Ciro à presidência da República em 2018. Ao mesmo tempo, enfraquece os planos do senador cearense Eunício Oliveira, líder do PMDB no Senado, de se candidatar ao governo do Estado no próximo pleito. Eunício e o senador Tasso Jereissati (PSDB) eram os principais apoiadores de Capitão Wagner.
No segundo mandato, Roberto Cláudio terá um novo vice-prefeito: o deputado federal Moroni Torgan (DEM-CE). O atual vice-prefeito, Gaudêncio Lucena (PMDB), concorreu novamente a vice na chapa de Capitão Wagner, que foi derrotada. Com isso, terá de deixar o cargo a partir de janeiro de 2017, quando começa o segundo mandato do pedetista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.