Topo

Rejeitado na Câmara o requerimento de votação nominal do pacote anticorrupção

24/11/2016 13h56

Brasília - O plenário da Câmara dos Deputados rejeitar nesta quinta-feira, 24, em votação simbólica, um requerimento para votações nominais na votação do pacote das medidas de combate à corrupção aprovado nesta madrugada na comissão especial.

Partidos como PSOL, Rede, PHS protestaram, pediram verificação da votação (o que significa voto no painel eletrônico), mas o pedido não foi atendido. O PDT, que inicialmente apoiava o pedido de verificação, retirou o apoio.

Durante a votação, os partidos foram orientando suas bancadas a votar a favor do requerimento. Os líderes deixaram às pressas, a reunião que ocorria na presidência da Casa, para reorientar suas bancadas a votar contra o pedido do PSOL. PT, PSB, PSDB, PSD e os demais grandes partidos foram mudando a orientação.

Essa articulação visa a aprovar, sem as "digitais" dos deputados, uma emenda ao pacote de medidas de combate à corrupção que, ao invés de reforçar a atuação dos crimes, fará justamente o contrário: blindar parlamentares e outros políticos de eventuais punições por terem recebido recursos não contabilizados.

Essa iniciativa, por exemplo, impediria enquadrá-los criminalmente por corrupção e lavagem de dinheiro, base das imputações penais feitas pela Operação Lava Jato. Essa ação, com o aval da cúpula da Câmara e do Senado, ocorre às vésperas da conclusão do acordo de delação premiada da Odebrecht, que deve envolver mais de 100 políticos de partidos da base, como PMDB, PSDB e DEM, e da oposição, como o PT.