Câmara iniciou checagem de assinaturas do pacote anticorrupção, diz Maia

  • Renato Costa/Frame Photo/Estadão Conteúdo/13.dez.2016

    Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

    Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que começa nesta segunda-feira, 20, a "checagem técnica" das assinaturas dos cidadãos que reivindicam o pacote anticorrupção. Após esse trabalho ser realizado, o parlamentar pretende apresentar um projeto de lei com procedimentos preestabelecidos para regulamentar as iniciativas populares no Congresso.

"Estamos começando a fazer a checagem técnica. Não temos um prazo porque estamos começando hoje e veremos qual será o ritmo de verificação", disse, ao comentar a medida combinada com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. "Essa é a única condição do caso: a contagem formal das assinaturas", disse. "O que a gente não pode é colocar toda essa mobilização por água baixo".

Após esse procedimento, Maia disse que pretende propor em março um projeto de lei para regulamentar os procedimentos relacionados à confirmação das assinaturas em iniciativas populares. O presidente da Câmara citou como possível exemplo o uso do cartório eleitoral nesse processo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos