Gestão Doria estuda desativar parte da ciclovia da Rua da Consolação
Segundo o secretário, esse trecho é perigoso para os ciclistas por ser uma descida e ter a presença de estacionamentos e comércio nas imediações. O plano de alterações nas ciclovias foi antecipado pelo jornal "Folha de S.Paulo" nesta Quinta-feira.
O secretário disse que o município procura uma via alternativa para quem costuma descer a Consolação, o que pode incluir a criação de uma nova ciclovia ou ciclofaixas - que são caminhos sinalizados para bicicletas. Ele ressaltou, contudo, que a implantação de novas ciclovias também está em análise em outras partes da cidade e que tudo será dialogado com prefeituras regionais e ativistas.
Avelleda defende que possíveis mudanças não são uma forma de afastar os ciclistas. "A ciclovia segrega a bicicleta do carro. É indicada, recomendada e importante em vias de tráfego pesado, como as Avenidas Paulista e Faria Lima, onde há um trânsito de alta velocidade e com veículos de carga", explicou.
Para ele, nas demais vias, com baixo tráfego, basta haver maior sinalização e implantar medidas para "acalmar" o trânsito, como lombofaixas, semáforos e redução da velocidade média dos carros. "A gente precisa entender que a bicicleta não foi feita para andar segregada nas cidades. O código de trânsito brasileiro garante aos ciclistas o direito de compartilhar espaço", defendeu.
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