Maia diz que encontro com Temer foi para esclarecer 'incompreensões'
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), divulgou nota na tarde desta quarta-feira, 18, rebatendo versão de que foi ao Palácio do Planalto tratar com o presidente Michel Temer sobre o rito de votação na Casa da segunda denúncia contra o peemedebista. No documento, Maia atribui a "falsa versão" a fontes do governo e diz que o autor precisa vir a público dizer por que o fez e com qual intenção.
O presidente da Câmara esteve nesta tarde no Palácio do Planalto com Temer por cerca de uma hora. O encontro foi confirmado por auxiliares do Planalto, mas ainda não constava na agenda oficial. Maia chegou ao Planalto por volta das 16 horas.
Na nota, o presidente da Câmara diz que "atendeu a convite do presidente da República, que o chamou ao Palácio para esclarecer episódios recentes que deram margem a incompreensões", sem, porém, especificar os episódios.
No comunicado, o parlamentar fluminense argumentou que não havia "sentido algum" um presidente do Legislativo tratar do rito da votação da denúncia contra o presidente da República, "muito menos quando é um deles que está sendo processado e julgado junto com seus ministros". "Esta nota de esclarecimento se faz necessária porque o autor da falsa versão disseminada pelo Palácio do Planalto precisa repor a verdade dos fatos", afirmou.
Planalto
A reunião entre Temer e Maia para tentar desfazer mal entendidos acabou gerando um novo conflito entre eles, que agora o Palácio do Planalto tenta minimizar. Após a divulgação da nota do presidente da Câmara, a Secretaria de Comunicação da Presidência enviou comunicado à reportagem concordando com a versão distribuída por Maia.
"O Palácio do Planalto confirma que o presidente da Câmara dos Deputados atendeu a convite do Presidente da República, que o chamou ao Palácio para esclarecer episódios recentes que deram margem a incompreensões", diz o texto.
Assim que o encontro entre os dois foi confirmado, auxiliares de Temer chegaram a informar que a conversa teria sido para alinhar algumas questões relacionadas ao calendário da denúncia. A nota de Maia, entretanto, pegou o Palácio do Planalto de surpresa. Uma fonte chegou a afirmar que, pelo tom de Maia, o desentendimento entre os dois parecia não ter sido solucionado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.