Topo

Dilma defende 'eleição livre' e candidatura de Lula em mensagem de fim de ano

Dilma e Lula durante caravana pelo Nordeste, em agosto deste ano - Paulo Uchôa/Leia Já Imagens/Estadão Conteúdo
Dilma e Lula durante caravana pelo Nordeste, em agosto deste ano Imagem: Paulo Uchôa/Leia Já Imagens/Estadão Conteúdo

Thaís Barcellos

São Paulo

31/12/2017 10h53

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) defendeu a candidatura à Presidência da República de seu correligionário e antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, em uma mensagem de fim de ano publicada em seu site neste domingo (dia 31).

"Que em 2018 tenhamos uma eleição realmente livre. Livre de exclusões e livre de manobras políticas e judiciais com o objetivo de interditar candidatos. Que em 2018 o presidente Lula possa concorrer", escreveu Dilma.

Lula pode ser impedido de disputar o pleito em 2018 caso sua condenação em primeira instância pelo juiz Sergio Moro seja confirmada em segunda instância, em julgamento marcado para o dia 24 de janeiro no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). O petista foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão no caso do triplex em Guarujá (SP), um dos processos decorrentes das investigações da Operação Lava Jato.

Alvo de processo de impeachment que resultou na perda do seu mandato, Dilma também desejou, na sua mensagem, que, no novo ano que chega, haja a "reconquista" da democracia. "Que 2018 seja o ano em que estaremos unidos pela recuperação do Brasil. Que 2018 seja o ano da reconquista da democracia, da força do voto para garantir os nossos direitos e oportunidades."

Leia a íntegra da nota divulgada por Dilma, que a assina como "presidenta eleita do Brasil":

"Que 2018 seja o ano em que estaremos unidos pela recuperação do Brasil.

Que 2018 seja o ano da reconquista da democracia, da força do voto para garantir os nossos direitos.

Que em 2018 tenhamos uma eleição realmente livre. Livre de exclusões, livre de manobras políticas e judiciais com o objetivo de interditar candidatos.

Que em 2018 o presidente Lula possa concorrer. Que tenhamos força e unidade para construir um país melhor, ampliando de novo as oportunidades para todos, em uma sociedade sem intolerância, sem misoginia e sem homofobia.

Um país mais civilizado, com valores éticos e morais baseados na valorização da cooperação e não da concorrência; um país realmente democrático.

Um 2018 de conquistas e vitórias para todas as brasileiras e todos os brasileiros".