MDB e PP formam novo blocão na Câmara e garantem presidência da CMO
Com o novo grupo, o MDB deve garantir presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, para a qual pretende indicar o deputado Daniel Vilella (GO). Com isso, o partido desbancou o PR, que articulou o blocão de 201 deputados na tentativa de garantir o comando do colegiado para a sigla, que indicaria o deputado Milton Monti (SP) para o posto.
Além de MDB e PP, o novo blocão é formado por DEM, PSC e até por partidos da oposição, como PSB, PDT, PC do B, PEN, Podemos e PHS. O grupo será liderado pelo deputado Arthur Lira (AL), líder do PP na Câmara. O bloco do PR, por sua vez, é formado por PSDB, PSD, PRB, PTB, SD, PPS, PV, PROS, PSL e PRP e liderado pelo líder do próprio PR, deputado José Rocha (BA).
A CMO é formada tanto por deputados quanto por senadores, que se revezam todos os anos entre a presidência da comissão e a relatoria do Orçamento. No ano passado, o comando do colegiado ficou com o Senado e a relatoria, com a Câmara. Como tem a maior bancada no Senado, o MDB indicou o senador Dário Berger (SC) para presidente e o PP, após acordo com demais siglas, o deputado Cacá Leão (BA) como relator.
Em 2018, a presidência da comissão caberá a um deputado. Dono da maior bancada individual na Câmara, o MDB reivindicou o posto. O PR, porém, articulou a formação do blocão para superar o tamanho da bancada emedebista. Como reação ao blocão, MDB e PP articularam a formação de outro grupo.
Esses novos blocos só valerão para comissões do Congresso Nacional. Isso porque, para as comissões permanentes da Câmara, o entendimento vigente é de o que vale são os blocos formados no início da atual legislatura, em fevereiro de 2015.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.