Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo do Rio autoriza retorno de aulas presenciais em 59 municípios

Até o meio-dia desta segunda (26) contudo, ainda não havia um balanço sobre a retomada - Getty Images
Até o meio-dia desta segunda (26) contudo, ainda não havia um balanço sobre a retomada Imagem: Getty Images

26/07/2021 12h32

A rede estadual de ensino no Rio já pode retomar as aulas presenciais a partir desta segunda-feira (26). O governo do estado autorizou o retorno em modelo híbrido em 59 cidades, incluindo a capital fluminense. Até o meio-dia desta segunda (26) contudo, ainda não havia um balanço sobre a retomada.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, cabe aos pais ou responsáveis a opção pelo retorno presencial ou a permanência somente no ensino remoto. As escolas, por sua vez, deverão respeitar o limite de ocupação das salas de acordo com a situação de risco epidemiológico em que se encontra a região - o estado do Rio estabeleceu uma classificação de risco de contágio do coronavírus em cinco bandeiras.

Assim, unidades escolares de ensino fundamental podem receber até 50% da capacidade de alunos em caso de bandeira laranja, 75% nas cidades em bandeira amarela e até 100% nos municípios de bandeira verde. No ensino médio, por sua vez, o retorno é de 40% (laranja), 60% (amarela) e total (bandeira verde).

Ainda de acordo com a determinação do governo, em caso de o risco estar classificado como bandeira vermelha ou roxa, as escolas poderão funcionar apenas para atividades administrativas.