Topo

Esse conteúdo é antigo

Queiroga: Em breve, nós teremos essa desobrigação de usar máscara

O presidente Jair Bolsonaro, o ministro Marcelo Queiroga e o intérprete de libras Fabiano Guimarães durante transmissão ao vivo - Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro, o ministro Marcelo Queiroga e o intérprete de libras Fabiano Guimarães durante transmissão ao vivo Imagem: Reprodução

Eduardo Gayer e Daniel Galvão

São Paulo

16/09/2021 20h08

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quinta-feira (16) que, em breve, haverá a desobrigação do uso de máscaras no País. Segundo o presidente Jair Bolsonaro, a portaria deve ser editada "brevemente".

"Em breve, nós teremos essa desobrigação de usar máscaras. Quem quer usar máscaras, usa. Mas essa mania de querer criar lei para tudo... Daqui a pouco tem uma lei para obrigar as crianças irem para a escola vacinadas. Não precisa de vacina para ir para a escola", disse Queiroga em transmissão ao vivo nas redes sociais ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

"À medida que o cenário epidemiológico melhore", acrescentou o ministro.

Em um novo ataque às vacinas, Bolsonaro declarou ainda que ele, sem se vacinar, está com mais imunidade do que quem tomou CoronaVac. "Não tem comprovação científica", atestou Bolsonaro, disparando críticas ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que resolveu obrigar servidores públicos a se vacinarem. "Quem tomou CoronaVac, complicou."

A Anvisa, contudo, concedeu autorização de uso emergencial para a CoronaVac.

Queiroga ainda declarou que não faltarão doses de vacinas para a população brasileira. No entanto, foi registrado nos últimos dias um "apagão" de imunizantes da AstraZeneca, o que levou Estados como São Paulo a utilizar Pfizer em cidadãos com a segunda dose de Oxford atrasada.