Carne suína: WH Group da China busca listagem da Smithfield nos EUA

Nova York, 15/07 - O WH Group da China, maior empresa produtora de carne suína do mundo em termos de vendas, disse ontem (14) que planeja lançar os negócios da Smithfield Estados Unidos e México na Bolsa de Valores de Nova York ou na Nasdaq. O plano foi submetido em uma proposta à bolsa de valores de Hong Kong, onde a WH está listada. A empresa chinesa busca listar os negócios da Smithfield após adquirir a companhia há mais de uma década.A Smithfield, com sede na Virgínia, é a maior produtora de carne suína dos EUA, abatendo cerca de 30 milhões de porcos por ano. O WH Group adquiriu a Smithfield em 2013 em um acordo de US$ 4,7 bilhões que marcou uma das maiores aquisições de uma empresa americana por uma empresa chinesa na época. A Smithfield, que costumava ser negociada na NYSE, foi retirada da lista. A empresa combinada tornou-se pública em Hong Kong em 2014 após arrecadar mais de US$ 2,3 bilhões. Os detalhes do desmembramento ainda precisam ser finalizados, mas o WH disse que espera que a Smithfield EUA e México permaneçam uma subsidiária da empresa. O plano requer aprovações da bolsa de valores de Hong Kong, bem como da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.A propriedade da Smithfield tem sido foco de críticas em Washington em meio a tensões crescentes entre os EUA e a China. Alguns legisladores dizem que querem garantir que a cadeia de oferta de alimentos dos EUA esteja protegida e que a China não possa usar terras agrícolas americanas para facilitar a espionagem.O CEO americano da empresa, Shane Smith, rejeitou essas preocupações e disse que o apoio da WH ajudou a empresa a crescer, empregando quase 40 mil pessoas. Smith também disse que expandir para outras categorias de carne nos EUA por meio de aquisições pode fazer parte do futuro da empresa.O retorno da Smithfield aos mercados públicos nos EUA ocorre quando os processadores de carne suína estão procurando melhorar seus lucros após um 2023 difícil, em que precisaram lidar com o excesso de oferta devido à demanda doméstica estagnada. Uma listagem da Smithfield este ano ocorreria durante o que tem sido um mercado de IPOs instável. A StubHub recentemente adiou o lançamento de sua oferta pública inicial até pelo menos setembro, relatou o Wall Street Journal, já que os temores sobre o enfraquecimento do sentimento do consumidor estão na mente de muitos investidores.