Topo

Ahmadinejad e Raúl Castro defendem uso pacífico de energia nuclear

Em Havana (Cuba)

12/01/2012 10h42

O presidente de Cuba, Raúl Castro, e o do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, defenderem o uso pacífico da energia nuclear durante um encontro que tiveram em Havana.

O iraniano encerra nesta quinta-feira uma visita oficial a Cuba, onde foi recebido por Raúl na noite de ontem em uma cerimônia oficial no Palácio da Revolução.

De acordo com um informe publicado pelo jornal oficial Granma, os dois mandatários "ratificaram o compromisso de ambos os países com a defesa da paz, do Direito Internacional, da Carta das Nações Unidas e com o direito de todos os Estados ao uso pacífico da energia nuclear".

A nota destaca ainda que Raúl e Ahmadinejad condenaram as sanções impostas ao Irã pelos Estados Unidos e outros países por conta do seu programa nuclear.

Ainda ontem, ao chegar à capital cubana, o presidente do Irã afirmou, em um discurso na Universidade de Havana, que o capitalismo está "em decadência" e criticou os Estados Unidos por "odiar" Cuba e Irã.

Essa foi a segunda visita a Cuba feita pelo presidente iraniano (a primeira ocorreu em 2006), que está em viagem oficial pela América Latina. Ele já passou pela Venezuela e Nicarágua, e hoje deve seguir para o Equador.