Topo

Fidel admira papa Francisco, diz Frei Betto

Frei Betto (esq) e Fidel Castro em encontro em fevereiro de 2014, em Havana - Cubadebate/Efe
Frei Betto (esq) e Fidel Castro em encontro em fevereiro de 2014, em Havana Imagem: Cubadebate/Efe

Em Havana

29/01/2015 15h29

O religioso e teólogo brasileiro Frei Betto afirmou que o ex-presidente cubano Fidel Castro sente uma "profunda admiração" pelo papa Francisco, que foi um dos mediadores do acordo que retomou as relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba.

Betto se reuniu recentemente com Fidel, em Cuba, de acordo com a imprensa local. No encontro, o ex-líder cubano teria demonstrado ao brasileiro sua simpatia pelo pontífice.

"Betto, que foi recebido pelo Papa no Vaticano, afirmou que, durante o encontro afetuoso com Fidel, discutiram vários temas, entre eles a reunião com o pontífice, por quem Fidel nutre uma profunda admiração", escrever o jornal "Granma".

O brasileiro também destacou que Fidel, de 88 anos, "desfruta de ótima saúde".

"Para tristeza de seus inimigos, o comandante Fidel desfruta de ótima saúde e muito bom humor", disse Betto.

Após renunciar ao cargo de presidente de Cuba em 2008, Fidel tem se mantido fora dos holofotos, o que gera polêmicas sobre seu estado de saúde.

Em dezembro, o atual líder cubano, Raúl Castro, e o presidente norte-americano, Barack Obama, anunciaram um acordo histórico que colocou fim ao congelamento das relações entre os dois países. Eles resolveram adotar novas regras para viagens, remessas de dinheiro e relações diplomáticas. O acordo foi mediado pelo Canadá e pelo papa Francisco.