Topo

Papa Francisco inicia histórica viagem à África

Papa Francisco é recebido por comissárias de bordo durante embarque no Aeroporto Internacional Fiumicino, em Roma, com destino ao Quênia, em sua primeira viagem ao continente africano - Andreas Solaro/AFP
Papa Francisco é recebido por comissárias de bordo durante embarque no Aeroporto Internacional Fiumicino, em Roma, com destino ao Quênia, em sua primeira viagem ao continente africano Imagem: Andreas Solaro/AFP

Cidade do Vaticano (Vaticano)

25/11/2015 08h30

O papa Francisco deixou na manhã desta quarta-feira (25) a cidade de Roma com destino a Nairóbi, capital do Quênia, e afirmou aos jornalistas que inicia esta viagem histórica ao continente africano "com alegria".

"Eu vou com alegria para encontrar os quenianos, os ugandenses e os irmãos da República Centro-Africana. Agradeço por tudo que vocês farão porque desta viagem sairão os melhores frutos, sejam materiais ou espirituais", disse em uma rápida saudação aos 74 jornalistas que estão no avião papal a caminho do continente.

Jorge Mario Bergoglio deve aterrissar no aeroporto Jomo Kenyatta às 17h (12h no horário de Brasília) e tem apenas uma agenda diplomática neste primeiro dia. O líder católico fará uma visita ao presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, e após o encontro se reunirá com autoridades e o corpo diplomático.

Além de visitar o Quênia, o pontífice ainda irá para Uganda, no dia 27, e para a República Centro-Africana (RCA), no dia 29. Esta última etapa deixou as forças de segurança da Igreja muito preocupadas, já que o país enfrenta um grave conflito entre grupos armados muçulmanos e cristãos.

Porém, segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, "não há novos motivos para se preocupar, e o programa continua mantido". "O papa espera vivamente poder levar sua mensagem de paz", disse o porta-voz sobre os supostos alertas da França para esta etapa da viagem.

O Santo Padre será o terceiro líder católico na história a visitar o continente africano. Antes de Francisco, João Paulo 2º foi ao Quênia (1980, 1985 e 1995), a Uganda (1993) e à RCA (1985), e Paulo 6º visitou Uganda em 1969.

Papa recebe mulheres violentadas

Antes de embarcar para o Quênia, o papa Francisco recebeu hoje algumas mulheres vítimas de violência doméstica e da prostituição, em sua residência em Santa Marta. Vindas da Itália, Nigéria, Romênia e Ucrânia, as 11 mulheres levaram também seis filhos para o encontro com o pontífice.

As mulheres moram em uma estrutura organizada e gerenciada por uma congregação religiosa na região de Lazio.