Alto índice de poluição faz Milão proibir tráfego de carros
Um alto índice de poluição fez com que as autoridades da cidade de Milão, na Itália, anunciassem nesta quarta-feira (23) a interrupção do tráfego de veículos entre os dias 28 e 30 de dezembro. A suspensão vigorará das 10h às 16h locais (7h e 13h de Brasília). A prefeitura espera que a medida seja adotada por outras cidades metropolitanas e de toda a região da Lombardia.
"Em consideração aos níveis altos de partículas PM 20 e PM 2,5, a junta comunal decidiu bloquear a circulação de veículos privados no território da cidade de Milão nos dias 28, 29 e 30 de dezembro", anunciou um comunicado oficial.
De acordo com a prefeitura, o índice de poluição está acima do recomendado e há indícios de que a situação permanecerá assim nas próximas duas semanas.
O assessor da Secretaria de Meio Ambiente da Lombardia, Pierfrancesco Maran, disse que a medida foi tomada para proteger a saúde dos moradores. "Esperamos que procedimentos análogos sejam adotados por outras cidades", comentou.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que, a partir de 25 metros cúbicos de concentração de partículas PM 2,5, cria-se um estado de perigo para os humanos.
Na semana passada, a capital chinesa, Pequim, decretou estado de emergência devido ao elevado índice de concentração de poluentes no ar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.