Topo

Reformistas e aliados de Rohani vencem eleições no Irã

28/02/2016 12h23

TEERÃ, 28 FEV (ANSA) - Os reformistas já conquistaram 96 das 290 cadeiras disputadas nas eleições de sexta-feira (26) para o Parlamento do Irã, o Majlis, no primeiro pleito realizado no país desde o acordo nuclear que levantou as sanções econômicas contra Teerã. De acordo com resultados preliminares divulgados pelo jornal "Etemad", com 90% das urnas apuradas, o bloco fundamentalista conta com 91 cadeiras até o momento, contra 25 da ala independente. Para 52 postos restantes do Parlamento, será necessário um segundo turno, o qual pode ocorrer no fim de abril. No primeiro teste eleitoral ao governo do Irã desde o acordo nuclear com as potências ocidentais assinado em meados de 2015, cerca de 33 milhões de iranianos, que correspondem a 60% dos eleitores totais, foram às urnas para renovar o Parlamento e a Assembleia de Especialistas, organismo que conta com 88 religiosos e que deve eleger um substituto ao aiatolá Ali Khamenei, de 76 anos.   

Ao menos 13 mulheres conseguiram se eleger ao Parlamento, de um total de quase 500 candidatas. "Vocês criaram uma nova atmosfera com o voto", comentou o presidente do Irã, Hassan Rohani, em uma mensagem no Twitter. Especialistas políticos afirmam que a indicação popular, principalmente na capital Teerã, com seus oito milhões de habitantes, é pela adoção de uma linha reformista.   

A lista "Esperança", que junta reformistas e moderados que apoiam o presidente do Irã, ganhou todos os 30 assentos parlamentares de Teerã. O candidato que encabeçava a lista dos conservadores, Gholam-Ali Hadad Adel, aparece em 31º lugar, o que não garante sua eleição.   

A lista de reformistas e moderados em Teerã é liderada por Mohammad Reza Aref, antigo candidato reformista às eleições presidenciais de 2013, que se retirou a favor do moderado Hassan Rohani, eleito no primeiro turno.   

Rohani espera obter uma maioria no Parlamento, atualmente dominado pelos conservadores, para poder prosseguir a sua política de abertura. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.