Investigação mundial revela ligação de famosos com offshores
LONDRES, 3 ABR (ANSA) - O WikiLeaks e o Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo (ICIJ) relevaram neste domingo (3) milhares de documentos sobre o funcionamento de empresas em paraísos fiscais e quantias enormes de dinheiro pertencentes a políticos, empresários, jogadores de futebol e famosos. O caso já ganhou a imprensa mundial e foi batizado de "Panama Papers". De acordo com a investigação, o presidente russo, Vladimir Putin, familiares do líder chinês Xi Jining, o ucraniano Petro Poroshenko, a família real saudita e autoridades da Islândia e do Paquistão estariam entre os beneficiados por offshores criadas por 214 mil empresas. O nome do jogador argentino Lionel Messi e do ator Jackie Chan também aparecem no caso. Entre os italianos, destaca-se o empresário Luca di Montezemolo.
Já no Brasil, os documentos relevam 107 novas offshores ligadas a pessoas citadas na Operação Lava Jato.
O caso foi investigado por um ano por cerca de 400 jornalistas em 80 países. Os mais de 11,5 milhões de documentos provêm do sistema da Mossack Fonseca, a quarta maior sociedade offshore do mundo, com sede no Panamá. Os arquivos foram entregues por uma fonte ao jornal alemão "Süddeutsche Zeitung" e são considerados a maior fuga de informação dos últimos tempos. A ICIJ, em parceria com veículos de mídia do mundo todo, promete lançar as informações gradualmente nos próximos dias. (ANSA)Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
Já no Brasil, os documentos relevam 107 novas offshores ligadas a pessoas citadas na Operação Lava Jato.
O caso foi investigado por um ano por cerca de 400 jornalistas em 80 países. Os mais de 11,5 milhões de documentos provêm do sistema da Mossack Fonseca, a quarta maior sociedade offshore do mundo, com sede no Panamá. Os arquivos foram entregues por uma fonte ao jornal alemão "Süddeutsche Zeitung" e são considerados a maior fuga de informação dos últimos tempos. A ICIJ, em parceria com veículos de mídia do mundo todo, promete lançar as informações gradualmente nos próximos dias. (ANSA)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.