Google anuncia plataforma para ensinar crianças a programar

ROMA, 30 JUN (ANSA) - Depois da Apple, o Google também quer ensinar crianças a programar. A companhia norte-americana está atualmente trabalhando no Project Blocks, uma plataforma aberta que está sendo desenvolvida em colaboração com a empresa de design Ideo.   


A ideia do projeto é usar blocos físicos, como os de Lego, para dar uma experiência de "programação tangível" e com uma abordagem correta para os pequenos.   


A plataforma é dividida em três blocos principais com funções diversas entre si, o Brain Board, os Base Board e os Pucks.   


Esses últimos são como botões que podem ser programados com diferentes instruções, como a de ligar e desligar, a de aumentar ou abaixar o volume e a de virar a esquerda ou a direita, por exemplo.   


Quando essas peças são colocadas nos Base Boards, as informações conseguem ser lidas pelas placas e transmitidas por elas. Já o Brain Board funciona alimentando e fornecendo energia para as placas, conseguindo assim receber os comandos e podendo mandá-los para outros objetos conectados, como um tablet. Todas as placas podem podem ser realocadas e mudadas de posição. O projeto ainda está em fase de desenvolvimento e, por enquanto, o Google ainda está procurando ajuda de pesquisadores, desenvolvedores, pais e professores para siua conclusão.   


O tema de ensinar programação para crianças é bastante atual nos Estados Unidos. Até o presidente Barack Obama já lançou um apelo em relação ao assunto para empresas, escolas e famílias.   


Ainda neste mês, a Apple lançou, durante a Conferência dos Desenvolvedores, um novo aplicativo para iPad chamado Swift Playground que inclui aulas de programação para os jovens estudantes. A companhia de Cupertino também abre as portas das sua Apple Stores de todo o mundo todos os anos para a "Hora do Código", campanha internacional para ensinar às crianças os elementos básicos do vasto universo dos códigos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos