Topo

Sobe para 25 número de mortos em avalanche que atingiu hotel na Itália

Corpo Nazionale Soccorso Alpino e Speleologico/ANSA via AP
Imagem: Corpo Nazionale Soccorso Alpino e Speleologico/ANSA via AP

Em Roma

25/01/2017 13h55

Uma semana após a avalanche, os bombeiros resgataram o 25º corpo dos escombros do hotel Rigopiano, no centro da Itália. Trata-se de uma mulher. 

Desde a madrugada desta quarta-feira (25), os bombeiros já recuperaram mais sete corpos, sendo cinco de mulher e dois de homem. Outras quatro pessoas ainda estão desaparecidas, duas escaparam do deslizamento porque estavam fora do hotel, e nove foram retiradas vivas dos escombros.

Das 25 vítimas encontradas até aqui, 13 são mulheres, e 12, homens, incluindo o recepcionista Alessandro Riccetti, 33 anos, namorado da brasileira Isabella Paiva.

"Um golpe duríssimo para a família, uma grande dor para toda a comunidade ternana, que perde um bom rapaz, um trabalhador", declarou Leopoldo Di Girolamo, prefeito de Terni, cidade natal de Riccetti.

A avalanche atingiu o hotel na tarde de 18 de janeiro, após a série de terremotos que sacudira a região central da Itália na manhã daquele dia. A primeira chamada de socorro, feita por Giampiero Parete, que estava em seu carro na hora da tragédia, ocorreu às 17h08, no horário local, mas o resgate só chegou 11 horas depois.

"Acredito que tenham sido feitos todos os esforços possíveis do ponto de vista humano, organizacional e técnico para procurar e salvar os desaparecidos", afirmou neste sábado o primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, durante um pronunciamento ao Senado.  

A Procuradoria de Pescara, província onde fica o Rigopiano, já abriu uma investigação para apurar eventuais responsabilidades no desastre. O inquérito descobriu que os dirigentes do hotel haviam enviado um email "urgente" às autoridades solicitando ajuda para evacuar os hóspedes por conta dos terremotos e do risco de avalanche.  

Já há diversos relatos de que todos os clientes tinham feito checkout e aguardavam apenas o envio de um caminhão limpa-neves para desobstruir a estrada. O hotel Rigopiano ficava na cidade de Farindola, na região de Abruzzo, e era um conhecido resort de montanha da cordilheira dos Apeninos. (ANSA)