Mostra de Veneza fará concurso de filmes em realidade virtual

VENEZA, 29 MAR (ANSA) - A Bienal de Veneza anunciou a primeira competição absoluta de filmes realizados com a tecnologia de Realidade Virtual (RV). O concurso acontecerá durante a 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, marcado neste ano para começar em 30 de agosto e terminar em 9 de setembro. Chamada "Venice Virtual Reality", a competição apresentará até 18 filmes realizados a partir da técnica de realidade virtual entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro no VR Theather no Palazzo del Casinò, na costa da cidade da região do Vêneto. O júri, que será formado por cinco grandes nomes do mundo criativo, atribuirá três prêmios aos concorrentes: o de Melhor Filme em RV, o de Grande Prêmio do Júri VR e o de Melhor Criatividade em RV. A mostra de Veneza foi um dos primeiros festivais do mundo a mostrar interesse por realidade virtual. A criação de um VR Theater no ano passado, a inclusão na programação do evento de uma série de curta-metragens experimentais com a tecnologia e a estreia mundial do primeiro longa em RV, "Jesus", fizeram com que os participantes do Venice Production Bridge quisessem ampliar ainda mais a participação dessa técnica no festival.   


A Bienal de Veneza também lançou no último mês de janeiro a primeira edição da "Biennale College Cinema - Virtual Reality", com o objetivo de selecionar nove times, formados por um cineasta e um produtor, que desenvolverão projetos de realidade virtual de duração entre 10 e 20 minutos e que terão o suporte de especialistas no processo criativo, na produção e até na busca de patrocinadores para a obra.   


Os dois melhores participantes do workshop receberão uma ajuda financeira de 30 mil euros da Sony Corporation e serão apresentados no Festival. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos