Itália usa Exército para combater incêndio no vulcão Vesúvio

NÁPOLES, 12 JUL (ANSA) - O ministro do Ambiente da Itália, Gian Luca Galletti, pediu nesta quarta-feira (12) ajuda para o Exército para tentar combater as chamas causadas por um grande incêndio no vulcão Vesúvio, em Nápoles. Desde a última semana, os moradores e turistas da região estão em estado de alerta devido ao incidente. Hoje, uma operação tenta controlar o vasto incêndio que está atingindo a vegetação localizada ao redor do vulcão. "Eu apenas falei com o chefe da Proteção Civil, Fabrizio Curcio.   

A situação no Vesúvio é complicada, mas estamos fazendo o máximo para evitar outros problemas", explicou o secretário de Defesa Gioacchino Alfano, que ligou para o chefe da Proteção Civil.   

" O Estado está fazendo o máximo de esforço. Falamos com todas as pessoas possíveis da região. Estamos em ação com três aviões da Canadair e o Exército", acrescentou pedindo ajuda e colaboração a todos os cidadãos.   

O vulcão de 1281 metros está tomado por muita fumaça, mas a situação está sendo controlada por cerca de 400 bombeiros, pessoas da Proteção Civil Regional e voluntários.   

Nos últimos dias, o clima seco e o calor intenso provocaram uma série de incêndios por várias regiões da Itália. Na manhã desta quarta, mais de 700 turistas foram evacuados de emergência de um resort de luxo na Sicília, devido a um incêndio. A última erupção do vulcão foi em 1944 durante a Segunda Guerra Mundial, matando 28 pessoas e destruindo 80 aeronaves norte-americanas. No entanto, a erupção mais famosa é datada de 79 d.C, que destruiu diversas cidades romanas, incluindo Pompeia, que hoje é um famoso sítio arqueológico. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos