França inaugura rota turística do absinto

PARIS, 26 JAN (ANSA) - A França inaugurou uma rota turística dedicada ao destilado absinto, mais conhecido como "fada verde", que inclui um circuito na Via dell'Aenzio, passando pelos campos da região da Borgonha francesa e da Suíça.   


Além de destilarias como a Les Fils d'Emile Pernot, a rota do absinto contempla restaurantes - entre outros estabelecimentos - que utilizam a bebida em suas receitas. A bebida alcoólica era famosa entre os artistas do século 19. Em 1900 ficou conhecida como uma droga alucinogênica perigosa, e quase um século depois, foi legalizada. Atualmente, está passando por uma fase de fama e notoriedade.   


O absinto foi inventado no século 18, no vale suíço de Val-de-Travers. Ele era feito com artemísia, uma planta conhecida pelos egípcios e possuia um teor de álcool muito alto, de 45 a 70%, desta forma, rapidamente se tornou popular. A propagação da bebida foi enorme e causou grandes preocupações devido os efeitos colaterais que as pessoas poderiam ter. Então, as autoridades francesas proibiram sua produção e seu consumo em 1915. Pequenas destilarias na rota do absinto estão surgindo constantemente. Elisabeth Contejan, diretora da Agência de Turismo de Pontarlier, explica, que essas empresas estão crescendo e suas marcas estão se fixando no mercado.   


O copo de absinto é servido de uma forma especial. Para servir a bebida é preciso derramar água congelada atráves de uma colher especial cheia de açúcar em um copo com especiarias.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos