Alunos trans usarão nome social em universidade de Veneza

VENEZA, 24 ABR (ANSA) - A Universidade Ca' Foscari, em Veneza, autorizou o uso de nomes sociais por alunos transgêneros.   


Seguindo o exemplo de outros centros de estudos italianos, a universidade veneziana adotou o método para que os estudantes não passem por situações incômodas durante o período de transição de sexo.   


A iniciativa também foi impulsionada por um aluno que enfrenta essa situação. "Nós recebemos a solicitação de um menino, e agora há diversos jovens que pediram por um pseudônimo na universidade", comentou o reitor da Ca' Foscari, Michele Bugliesi.   


Para ele, a mudança trata-se "de um ato de civilidade e decorrente de uma missão que cada instituição de ensino deve ter: de fazer os estudantes se sentirem bem, acolhidos e incluídos na diversidade".   


De acordo com o reitor, a novidade foi "positiva" para grande parte dos alunos. Na universidade veneziana, o nome social poderá ser utilizado durante a solicitação, agendamento e aplicação de provas, por exemplo. Para tal, é necessário apresentar uma documentação médica relativa ao processo de transição de sexo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos