PUBLICIDADE
Topo

Erdogan chega à Alemanha e fala em restabelecer relação

27/09/2018 14h40

BERLIM, 27 SET (ANSA) - Sob forte esquema de segurança, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, desembarcou nesta quinta-feira (27) em Berlim para uma delicada visita de Estado à Alemanha.   

Ao longo dos últimos anos, os dois países, ambos integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), protagonizaram diversas crises diplomáticas, com Erdogan acusando a Alemanha de "nazismo" ao proibir comícios de políticos turcos no país - ofensa da qual o presidente nunca se desculpou.   

A missão do mandatário tem como objetivo declarado reaproximar Ancara de Berlim e também da União Europeia, a quem Erdogan ambiciona uma hoje improvável adesão. "Queremos restabelecer as relações entre Turquia e Alemanha às condições do passado.   

Colocarei essa questão na mesa, e faremos todos os passos necessários", garantiu Erdogan na última quarta (26), ainda em Nova York, onde discursou na Assembleia Geral da ONU.   

A visita começa oficialmente nesta sexta (28), com um encontro bilateral com a chanceler Angela Merkel e um almoço de Estado. A viagem acontece em meio à crise econômica na Turquia, pressionada por sanções impostas pelos Estados Unidos devido à prisão de um pastor norte-americano acusado de ligação com o golpe frustrado de 2016.   

No sábado (29), Erdogan inaugurará uma mesquita em Colônia, e sua passagem pela Alemanha deve ser marcada por protestos por todo o país. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.