Topo

Aos 82 anos, Berlusconi se torna o deputado mais velho no Parlamento da UE

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi na sessão de posse do novo Parlamento Europeu - Frederick Florin/AFP
O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi na sessão de posse do novo Parlamento Europeu Imagem: Frederick Florin/AFP

02/07/2019 12h13

Teve início hoje em Estrasburgo, na França, a nova legislatura do Parlamento da União Europeia, resultado das eleições comunitárias realizadas entre 23 e 26 de maio.

Entre os eurodeputados que tomaram posse está um velho conhecido dos italianos: o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que, aos 82 anos de idade, é o mais idoso da nova legislatura no Europarlamento.

"Fui acolhido com afeto por todos os parlamentares do PPE [seu partido político europeu], mas o acolhimento dos outros também foi muito simpático. Estou feliz por ter constatado que minha voz será ouvida com respeito", disse.

Berlusconi chegou a ser proibido de ocupar cargos públicos, mas foi reabilitado pela Justiça da Itália após ter cumprido pena de um ano de serviços sociais por fraude fiscal. Apesar disso, ele ainda é réu em diversos processos por manipulação de testemunhas, crime que teria sido cometido para o ex-premier escapar de uma condenação por prostituição de menores.

O novo Europarlamento teve uma taxa de renovação de 61%, e as mulheres ocupam 40% dos assentos. O presidente da Casa deve ser empossado amanhã caso os líderes do bloco, reunidos no Conselho Europeu, consigam chegar a um acordo hoje.