Topo

Barcelona tem 2ºdia de tensão por condenação de separatistas

15/10/2019 18h43

ROMA, 15 OUT (ANSA) - Milhares de manifestantes catalães entraram em confronto com a polícia novamente nesta terça-feira (15) no segundo dia consecutivo de protestos contra a condenação de 12 líderes separatistas.   

Os atos são marcados por conflitos, pessoas feridas e detenções.   

Nesta manhã, algumas estradas e ferrovias também foram bloqueadas por manifestantes, que na véspera convocaram o bloqueio do aeroporto. Além Pelo menos 50 voos foram suspensos.   

O protesto é organizado pela organização "Tsunami Democrata".   

Mais cedo, uma multidão participou de uma vigília ao redor dos escritórios do governo espanhol em pelo menos quatro cidades da região. Em Barcelona, pelo menos 40 mil pessoas foram mobilizadas. De acordo com as autoridades, os agentes entraram em conflito com um grupo de militantes, em sua maioria jovens mascarados, que respondeu atacando pedras e garrafas. Ontem (14), o Tribunal Supremo da Espanha condenou políticos da Catalunha a penas que vão de nove a 13 anos de prisão por causa do plebiscito separatista de outubro de 2017, que culminou em uma declaração unilateral de independência considerada ilegal por Madri.   

A decisão provocou uma revolta que reuniu milhares de separatistas nas ruas da Espanha. A multidão bloqueou estradas e o aeroporto El Prat, em Barcelona, provocando o cancelamento de mais de 100 voos. De Acordo com a imprensa local, quase 40 pessoas ficaram feridas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.