Com aval do papa, igreja na Itália publicará nova versão do Pai Nosso
A Conferência Episcopal da Itália (CEI) publicará sua nova versão do "Pai Nosso", a oração mais recitada pelos católicos, depois da Páscoa, que em 2020 será celebrada em 12 de abril.
A alteração, que conta com o aval do papa Francisco, trocará o trecho "non ci indurre in tentazione" ("não nos induza à tentação", em tradução livre) por "non abbandonarci alla tentazione", aproximando a oração em italiano da versão em português, que diz "não nos deixeis cair em tentação".
O problema nasce da versão em latim ("et ne nos indúcas in tentatiónem"), que, ao ser traduzida para alguns idiomas, transmitia a ideia de que Deus induz os fiéis a pecarem. A Igreja Católica na França enfrentava o mesmo dilema, mas corrigiu a oração em 2017.
"O missal com a nova versão do Pai Nosso sairá logo depois da Páscoa", disse o arcebispo de Chieti e Vasto, Bruno Forte, em entrevista à agência italiana AdnKronos. Forte é considerado um dos teólogos mais influentes no Vaticano.
Segundo o arcebispo, o uso litúrgico do novo "Pai Nosso" começará nas missas de 29 de novembro, primeiro domingo do Advento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.