Topo

EUA formalizam saída do Acordo de Paris sobre o clima

04/11/2020 11h08

SÃO PAULO, 4 NOV (ANSA) - À espera do resultado das eleições presidenciais, os Estados Unidos abandonaram oficialmente o Acordo de Paris sobre o clima durante a madrugada desta quarta-feira (4).   

A saída do país do tratado havia sido anunciada há mais de três anos por Donald Trump, mas ocorre em um momento de incerteza sobre quem ocupará a Casa Branca a partir de janeiro de 2021.   

Rival do republicano, o democrata Joe Biden já prometeu reintegrar a nação ao tratado caso seja eleito. Uma de suas propostas, inclusive, é um plano de 1,7 trilhão para que os Estados Unidos alcance uma marca de zero emissões de carbono em 2050.   

Trump anunciou sua intenção de deixar o Acordo de Paris em junho de 2017, alegando que ele prejudicaria a economia americana. O magnata, porém, só notificou a Organização das Nações Unidas (ONU) e confirmou a saída do tratado contra as mudanças climáticas no dia 4 de novembro de 2019.   

No tratado, criado em 2015 sob a administração de Barack Obama, o governo americano havia se comprometido a diminuir as emissões de carbono do país entre 26% e 28% até 2025. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.