Topo

Morre Marco Formentini, 1º prefeito de Milão eleito pela Liga

02/01/2021 12h50

MILÃO, 2 JAN (ANSA) - O ex-prefeito de Milão Marco Formentini (1993-1997), primeiro e único eleito pelo partido Liga Norte na capital lombarda, morreu neste sábado (2) aos 90 anos, informou o ex-presidente do Conselho Regional da Lombardia Davide Boni.   

A causa da morte não foi revelada, mas o italiano já estava doente há algum tempo. Até o momento, não há informações sobre seu funeral.   

Formentini, nascido em La Spezia em 1930, ficou conhecido nos anos 90, quando depois de anos no Partido Socialista ingressou na Liga Norte, de Umberto Bossi. Com a legenda de extrema-direita, foi eleito deputado em 1992 e no ano seguinte tornou-se prefeito de Milão ao derrotar Nando dalla Chiesa e Piero Bassetti.   

Ao vencer a eleição, o político tornou-se o primeiro prefeito de Milão desde 1945 a não pertencer ao Partido Socialista e o primeiro eleito diretamente pelos cidadãos - antes os prefeitos eram escolhidos pelos conselhos municipais. Depois do término de seu mandato, em 1997, ele se tornou membro do Parlamento Europeu até 2004.   

Em 2016, o italiano chegou a ser indiciado junto com outros três ex-prefeitos de Milão por homicídio culposo e lesões culposas por sete casos de morte e dois de doença ligados à contaminação por amianto no Teatro alla Scala, uma das casas de ópera mais famosas do mundo. No entanto, um ano depois, a justiça italiana absolveu os políticos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.