Topo

Esse conteúdo é antigo

Itália detecta 1º caso suspeito de variante sul-africana

Conhecida pelo nome de 501Y.V2, a variante sul-africana não parece causar as formas mais graves da doença - Nanographics GmbH
Conhecida pelo nome de 501Y.V2, a variante sul-africana não parece causar as formas mais graves da doença Imagem: Nanographics GmbH

03/02/2021 16h28

MILÃO, 3 FEV (ANSA) - As autoridades sanitárias da Itália identificaram nesta quarta-feira (3) o primeiro caso suspeito da variante sul-africana do coronavírus Sars-CoV-2.

A amostra foi coletada em um paciente que retornou de um país africano nos últimos dias e foi diagnosticado com Covid-19 ao realizar um exame no Hospital Varese, na região da Lombardia. O homem foi internado para receber acompanhamento médico. Em nota, o serviço de saúde de Varese informa que o material está sendo avaliado no Hospital Asst dei Sette Laghi e será enviado ao Instituto Superior de Saúde (ISS) para confirmação.

Conhecida pelo nome de 501Y.V2, a variante sul-africana não parece causar as formas mais graves da doença, mas os especialistas estão preocupados com o fato da mutação ser mais contagiosa e mais difícil de combater.

Além dela, outras cepas - brasileira e britânica - estão se espalhando pelo mundo. Ontem, as autoridades sanitárias italianas já haviam detectado mais dois casos suspeitos da variante brasileira do coronavírus, além dos outros quatro diagnosticados na semana passada.