Topo

Esse conteúdo é antigo

Com Merkel e Macron, Xi Jinping propõe colaboração sobre clima

16/04/2021 14h44

PEQUIM, 17 ABR (ANSA) - O presidente da China, Xi Jinping, se reuniu de maneira virtual nesta sexta-feira (16) com seu homólogo francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, para debater questões ligadas às mudanças climáticas e propôs um reforço na colaboração entre chineses e europeus.   

Segundo relatou a agência estatal Xinhua, Xi afirmou que as economias desenvolvidas devem "ser exemplos" no corte de emissões de gases poluidores e que "enfrentar a mudança climática é obrigação comum da humanidade e não deve ser uma desculpa para um conflito geopolítico, para atacar outros países ou impor tarifas comerciais".   

Também debatendo a pandemia de Covid-19, o presidente chinês pediu que a cooperação deve aumentar na economia digital verde bem como na luta contra a crise sanitária.   

Xi ressaltou que o país está pronto para fornecer imunizantes também para os atletas olímpicos que disputarão os Jogos de Tóquio e criticou o "nacionalismo das vacinas" que está criando um abismo entre os vacinados em países ricos e nos pobres.   

"As relações entre China e União Europeia estão enfrentando novas oportunidades de desenvolvimento e vários desafios", pontuou.   

O encontro ocorre menos de 24 horas depois de membros do governo chinês acusarem os Estados Unidos de "atrapalharem" a meta mundial de corte de emissão de gases tóxicos na atmosfera, mostrando que o país não aceitará facilmente a postura de Joe Biden de querer liderar os assuntos relacionados ao meio ambiente. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.