Itália indica que vacinação anti-Covid reduz mortes em 95%
Um estudo publicado pelo Ministério da Saúde da Itália em parceria com o Instituto Superior de Saúde (ISS) revelou neste sábado (15) que o risco de um paciente adulto ser hospitalizado ou morrer em decorrência da covid-19 cai em mais de 90% cinco semanas após o início do ciclo de vacinação.
A pesquisa é a primeira do tipo realizada por um país da União Europeia sobre o real impacto da imunização. Tem como referência 13,7 milhões de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose entre 27 de dezembro de 2020 --dia do início da campanha de vacinação na Itália-- e 3 de maio de 2021.
De acordo com o levantamento, o risco de infecção pelo Sars-CoV-2, hospitalização e morte diminuiu progressivamente já após as primeiras duas semanas.
A partir dos 35 dias do início do ciclo de vacinação, no entanto, há uma redução de 80% nas infecções, 90% nas internações e 95% nas mortes, tanto em homens quanto em mulheres e em pessoas de diferentes faixas etárias.
Os números ainda mostram que 95% das pessoas vacinadas com as doses Comirnaty, da Pfizer/BioNTech, ou Moderna completaram o esquema de vacinação, recebendo duas doses nas datas indicadas pelo calendário, enquanto que para a vacina da AstraZeneca nenhuma das pessoas incluídas no estudo havia completado a imunização.
Até o momento, 26.682.630 doses de vacinas anti-covid já foram aplicadas desde o início da campanha na Itália, sendo que 8.370.461 pessoas já receberam as duas doses, o equivalente a 14,13% da população.
Segundo dados do governo, cerca de 3 milhões de doses das vacinas utilizadas chegarão na Itália durante a próxima semana.
Especificamente serão 2,1 milhões da Pfizer, 200 mil da Janssen, 500 mil da AstraZeneca e mais de 100 mil da Moderna.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.