Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa apela por fim de violência e pede diálogo no Afeganistão

Declaração do Papa Francisco acontece no momento em que o Taleban tomou o controle da maior parte do Afeganistão - Andreas Solaro/AFP
Declaração do Papa Francisco acontece no momento em que o Taleban tomou o controle da maior parte do Afeganistão Imagem: Andreas Solaro/AFP

Ansa

15/08/2021 09h40

O papa Francisco manifestou hoje (15) sua preocupação com a situação no Afeganistão, onde o grupo fundamentalista islâmico Taleban está controlando a maior parte do território.

"Uno-me à preocupação unânime pela situação no Afeganistão. Peço que rezem comigo ao Deus da paz para que cesse o barulho das armas e possam ser encontradas as soluções à mesa do diálogo", pediu Francisco, após a recitação da oração do Angelus.

Segundo o Pontífice, "só assim a população martirizada deste país, homens, mulheres, idosos, crianças, poderá voltar às suas casas, viver em paz e segurança, no pleno respeito recíproco".

O apelo do Papa é feito no momento em que o Taleban tomou o controle da maior parte do Afeganistão em menos de duas semanas e chegou aos arredores de Cabul, cercando a capital afegã por várias frentes.

O grupo, que defende uma rendição pacífica do governo nacional, começou a avançar pela nação após a retirada das tropas internacionais lideradas pelos Estados Unidos e Otan.