Topo

Esse conteúdo é antigo

Países alertam para risco de ataque do EI no aeroporto de Cabul

Estado Islâmico  - BBC
Estado Islâmico Imagem: BBC

Da ANSA, em Roma (Itália)

25/08/2021 16h40

As agências de Inteligência dos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha alertam que há um risco cada vez maior do grupo terrorista Estado Islâmico realizar um atentado no aeroporto de Cabul, no Afeganistão.

Segundo diversas matérias publicadas localmente, há informações de que o grupo tenha ativado a célula Estado Islâmico de Khorasan (também conhecida como Isis-K) e possa realizar "múltiplos" atentados suicidas nas áreas próximas ao aeroporto internacional Hamid Karzai.

Em entrevista à emissora "Sky TG24", o diplomata italiano e representante civil da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão, Stefano Pontecorvo, confirmou a informação que estava circulando apenas entre fontes oficiais.

"O risco do EI aqui sempre foi mais elevado. A cidade de Cabul e o aeroporto com o velho regime eram muito mais controlados.

Agora, os talibãs não têm mais números para controlar a cidade, mas estão contando com as tropas aliadas muito próximas ao aeroporto. Isso posto, posso confirmar que a ameaça no aeroporto por parte do EI é uma ameaça real, que todos levamos muito a sério", destacou Pontecorvo.

A Isis-K nasceu há alguns anos para ser uma "rival" da parte asiática da Al-Qaeda, um grupo terrorista que sempre contou com o apoio dos talibãs.

A emissora norte-americana "CNN" diz que fontes relataram que o grupo quer "causar o caos" contra seus inimigos do Talibã e que diversos homens-bomba estão se dirigindo para Cabul para realizar os ataques. O EI busca aproveitar a caótica evacuação militar dos países ocidentais, que ocorre desde o dia 15 de agosto, para causar uma crise ainda maior.