Avião cai em rua e deixa 8 mortos na Itália
A queda de um avião que deixou 8 mortos nos arredores de Milão neste domingo (3). O acidente ocorreu com um turboélice que havia decolado de Oate com destino a Olbia, na Sardenha.
A aeronave atingiu um prédio em reforma na Via 8 Ottobre 2001, em San Donato Milanese, matando as oito pessoas a bordo: o piloto, o copiloto e seis passageiros, incluindo uma criança.
O edifício abrigava escritórios e o estacionamento de uma empresa de ônibus, mas não há relatos sobre vítimas em solo até o momento.
"Ouvi o barulho de um avião que estava para cair, com as hélices parando, depois ouvi as janelas tremendo e, como em um filme, fui até a janela e vi uma coluna de fumaça se levantar", contou um jovem que mora a poucos metros do local da tragédia.
Outra testemunha relatou que a aeronave tinha um motor em chamas.
A Agência Nacional para Segurança Aérea (ANSV) abriu um inquérito para apurar as causas do acidente. O Ministério Público de Milão vai investigar a hipótese de "desastre culposo", ou seja, quando não há intenção de cometer o crime.
Caixa-preta encontrada e vítimas identificadas
A procuradora-adjunta Tiziana Siciliano, que coordena o inquérito do MP, chegou a dizer que todas as vítimas do acidente eram estrangeiras, mas um menino e seu pai italianos estão entre os mortos na tragédia.
A mãe e uma avó do garoto, ambas francesas, também faleceram. O avião era pilotado por seu proprietário, o empresário romeno do setor imobiliário Dan Petrescu, um dos homens mais ricos da Romênia e dono de um patrimônio estimado em 3 bilhões de euros.
Petrescu tinha 68 anos de idade e dupla cidadania alemã. Sua esposa, uma franco-romena de 65 anos, e seu filho, Dan Stefan Petrescu, de 30, também estão entre as vítimas. Já o oitavo morto no acidente é o companheiro de Dan, de nacionalidade canadense.
Petrescu possui uma mansão em Olbia, onde era aguardado por sua mãe de 98 anos.
Local da queda homenageia vítimas de outro acidente
A queda do avião neste domingo (3) ocorreu numa rua que homenageia as vítimas do pior desastre aéreo da história da Itália, ocorrido na cidade de San Donato Milanese, quando 118 pessoas morreram na colisão entre dois aviões, no Aeroporto de Linate, em 8 de outubro de 2001.
Naquela ocasião, um McDonnell Douglas MD-87 da Scandinavian Airlines se chocou contra um Cessna Citation CJ2 privado que havia entrado por engano na pista de decolagem.
O impacto matou todos os ocupantes do Cessna na hora e danificou o MD-87, que não conseguiu levantar voo e caiu sobre um edifício no fim da pista. Ao todo, morreram 110 pessoas a bordo do avião da Scandinavian, quatro no CJ2 e quatro em solo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.