Topo

Esse conteúdo é antigo

Mais uma mulher é promovida a gondoleira em Veneza

01/05/2022 14h01

VENEZA, 1 MAI (ANSA) - A cidade de Veneza tem uma nova mulher no comando das famosas gôndolas que são conhecidas no mundo todo: na última semana, a italiana Gioia Monti, 31 anos, apareceu na lista oficial de profissionais do tipo divulgada pela Prefeitura após a realização de um concurso público.


Monti é mãe de dois filhos, uma menina de dois e um menino oito anos, e representa a quarta geração de sua família na tradição de ser gondoleiro: seu bisavô Ugo foi o primeiro a atuar no famoso trabalho.


Em entrevista ao "La Nuova Venezia", a gondoleira contou que o sonho de realizar a função surgiu quando ela tinha 10 anos. "Eu levava esse desejo muito a sério. Na época, uma amigo gondoleiro do meu avô me disse que as mulheres ficavam bem em casa lavando pratos", relatou.


A italiana não é novidade, mas ainda uma raridade em um setor predominante masculino há séculos. A primeira a assumir o posto de gondoleira substituta foi Giorgia Boscolo que, há cerca de 12 anos, rompeu com nove séculos do domínio dos homens nas gôndolas que cortam o Canal Grande.


"Eu poderia ter seguido o caminho de condução familiar, já que temos gondoleiros em casa. Mas, não gosto de facilidade e decidi fazer o concurso. Eu estudei línguas, especialmente inglês e espanhol, depois fiz vários cursos teóricos e práticos, do remo à natação e aos primeiros socorros, junto com tantos rapazes que, como eu, sonhavam em fazer esse serviço e nos tornamos todos amigos", disse ao portal.


Questionada se sofreu com alguma discriminação por ser mulher durante os cursos, Monti ressaltou que não sentiu nada, "nenhuma competição, mas muita amizade e parceria". Agora, ela aguarda a determinação sobre qual estação de gôndolas irá atuar e a data de início.


Uma das primeiras a parabenizar a nova gondoleira foi a própria Boscolo.


"Estou extremamente feliz que depois de 12 anos, e de ser a única mulher gondoleira, consegui abrir um caminho para outras mulheres que têm a mesma paixão que eu. Conheço Gioia desde quando éramos pequenas e tínhamos já muito em comum: éramos duas mulheres de caráter forte, hoje somos duas mães, duas mulheres com uma paixão e um sonho realizado", pontuou. (ANSA).

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.