Topo

Após derrota, PD inicia processo para renovar liderança

28/09/2022 12h47

ROMA, 28 SET (ANSA) - O Partido Democrático (PD), principal força de centro-esquerda na Itália, deu início nesta quarta-feira (28) ao processo para escolher seu novo líder, que terá a tarefa de reconstruir a legenda após o fracasso nas eleições de 25 de setembro.   

Em um post no Twitter, o ex-premiê Enrico Letta, atual secretário do PD, anunciou a convocação da direção do partido para 6 de outubro, com o objetivo de discutir o cronograma para o congresso que escolherá seu próximo líder.   

"Rumo ao congresso do novo PD", escreveu Letta, que já garantiu que não será candidato. "Convocaremos a direção no dia 6 para um percurso congressual inclusivo e aberto, que vá às raízes dos problemas e enfrente os desafios que estão diante de nossas comunidades. E para depois escolher quem nos guiará no futuro", acrescentou.   

O PD, que liderou a Itália entre 2013 e 2018 e participa da gestão de Mario Draghi, obteve apenas 19% dos votos nas eleições e será a principal força de oposição ao futuro governo da ultradireitista Giorgia Meloni. "Faremos uma oposição dura e intransigente", prometeu Letta no início da semana.   

Stefano Bonaccini, governador da Emilia-Romagna, histórico bastião da esquerda italiana, é um dos cotados para assumir o comando do PD. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.