Topo

Itália aprova decreto para 'salvar' petrolífera russa Lukoil

01/12/2022 21h06

ROMA, 2 DEZ (ANSA) - O governo da Itália aprovou nesta quinta-feira (1º) uma intervenção emergencial para garantir uma tutela temporária para manter a continuidade da produção e a segurança do abastecimento da refinaria de propriedade da russa Isab-Lukoil de Priolo, na Sicília.   

A medida é um esforço para evitar o fechamento do local após o embargo às importações de petróleo da Rússia decidido pela União Europeia a partir do próximo dia 5 de dezembro.   

Em nota, o Palazzo Chigi divulgou que Meloni manifestou sua "satisfação" pela aprovação da medida "destinada a proteger o interesse nacional em setores produtivos estratégicos, norma com a qual o governo intervém, entre outras coisas, para garantir a continuidade do trabalho na refinaria da Isab no Priolo que emprega cerca de 10 mil pessoas com atividades associadas".   

"A intervenção de emergência tem como objetivo proteger ao mesmo tempo um pólo estratégico nacional de energia e níveis de emprego tão significativos para a Sicília e para todo o país", acrescenta o comunicado.   

Além disso, o governo italiano deve impor uma tutela temporária por até um ano, prorrogável por mais 12 meses, no setor de hidrocarbonetos, "em caso de perigo grave e iminente" na segurança do fornecimento de energia. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.