Zelensky discursa no Reino Unido e pede aviões de combate
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursou nesta quarta-feira (8) no Parlamento do Reino Unido e fez um apelo para o Ocidente fornecer aviões de caça.
"Aviões de combate para a Ucrânia, asas para a liberdade", disse o mandatário em inglês, recebendo aplausos dos parlamentares britânicos.
Ao longo dos últimos meses, Zelensky conseguiu convencer os aliados ocidentais a fornecer mísseis, sistemas de defesa antiaérea e até tanques de guerra, mas agora tenta dar um passo além para fazer frente a uma iminente nova ofensiva da Rússia.
Durante o discurso, o presidente também agradeceu ao Reino Unido por estar "ao lado da Ucrânia desde o primeiro dia" da invasão. "Vamos recompensá-los com a vitória", prometeu.
Segundo Zelensky, o triunfo ucraniano "mudará o mundo" e representará o fim de uma "ocupação atroz" promovida por Moscou.
Além disso, fez menção ao rei Charles 3º, que também o receberá em audiência em Londres.
"No Reino Unido, o rei é um piloto, enquanto na Ucrânia, cada piloto é um rei porque eles são muito raros e preciosos", ressaltou o presidente.
Durante a visita de Zelensky, o governo britânico anunciou novas sanções contra seis empresas russas de equipamentos militares, incluindo drones, e prometeu expandir o programa de treinamento para soldados ucranianos.
O presidente da Ucrânia viajará a Paris ainda nesta quarta para se reunir com o presidente Emmanuel Macron e o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.
Zelensky também é esperado em Bruxelas nesta quinta (9) para o encontro de líderes da União Europeia. (ANSA).
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.