Topo

Esse conteúdo é antigo

Ucrânia oferece ajuda à Turquia mesmo em guerra contra a Rússia

Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky - Reprodução/Telegram
Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky Imagem: Reprodução/Telegram

Do UOL, em São Paulo

07/02/2023 16h27

O anúncio foi feito hoje pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, após telefonema de condolências ao líder turco, Recep Tayyip Erdogan.

O terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter, que atingiu tanto a Turquia quanto a Síria, já matou mais de 7 mil pessoas nos dois países.

Falando para Erdogan, expressei condolências pela tragédia que se abateu sobre o povo devido aos terremotos. Comuniquei a decisão de enviar um grupo de socorristas e equipamentos de Ucrânia para a Turquia para ajudar na superação do rescaldo. Eles chegarão em breve em regiões afetadas.
Volodymyr Zelensky

Guerra contra Rússia. A ajuda humanitária ucraniana será oferecida pelo país, que, atualmente, está em conflito sangrento contra os russos.

Em agosto, a Turquia declarou publicamente que estava do lado da Ucrânia na guerra contra a Rússia, mesmo Erdogan se aproximando do presidente russo, Vladimir Putin.

O tremor de magnitude 7,8 graus na escala Richter, que ocorreu antes do nascer do sol, foi o pior a atingir a Turquia neste século. O terremoto foi seguido por outro grande tremor de magnitude 7,7.

Os abalos derrubaram prédios residenciais inteiros em cidades turcas e causaram devastação também para milhões de sírios deslocados por 11 anos de guerra civil no país.

Em Diyarbakir, no Sudeste da Turquia, uma mulher falando ao lado dos destroços do prédio de sete andares onde ela morava disse: "Fomos balançados como um berço. Éramos nove em casa. Dois filhos meus ainda estão nos escombros, estou esperando por eles."

Ela estava com um braço quebrado e tinha ferimentos no rosto.

"Foi como o apocalipse", disse Abdul Salam al-Mahmoud, um sírio da cidade de Atareb, no Norte do país. "Está muito frio e chove forte, e as pessoas precisam ser salvas."