Presidente Lula embarca hoje para África

(ANSA) - BRASILIA, 13 FEB - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embarca nesta terça-feira (13) para uma viagem ao Egito, onde será recebido pelo sue homólogo, Abdul Fatah Khalila Al-Sisi, e Etiópia, um dos novos integrantes do grupo BRICS, na sua primeira agenda internacional de 2024.   

"Ampliar as relações com Egito, um dos países mais influentes do continente africano e entre as nações árabes, é uma das ações estratégicas da diplomacia brasileira", ressaltou o Palácio do Planalto.   

Brasil e Egito "estreitaram" seu diálogo em 2023 com "as negociações para a saída de brasileiros que estavam na Faixa de Gaza", continua o comunicado.   

Existe a expectativa que o Egito aprove novos frigoríficos brasileiros para exportação de carne. Além disso, Lula ainda deverá se reunir com autoridades da Liga Árabe em Cairo.   

Na Etiópia, o petista participará da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, que reúne 55 países do continente.   

Há uma "convergência" entre as nações africanas e a presidência temporária de Brasil no G20, que é o "combate à desigualdade e a fome, a sustentabilidade e a reforma dos organismos internacionais", aponta o Planalto. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes