Tesla suspende operação de fábrica na Alemanha após sabotagem

BERLIM, 5 MAR (ANSA) - A produção na fábrica de automóveis Tesla em Grünheide, perto de Berlim, na Alemanha, foi paralisada nesta terça-feira (5) devido a uma interrupção de energia que teria sido causada por uma sabotagem. A instalação foi evacuada.   

O blecaute foi causado pelo incêndio de uma torre de transmissão na área de Gosen-Neu Zittau, causando uma interrupção de energia em toda a área do entorno.   

Poucas horas após o problema, o ministro do Interior de Brandemburgo, Michael Stübgen, falou em um "ataque malicioso" às infraestruturas elétricas.   

Logo depois, o grupo de extrema-esquerda Vulkan Gruppe, de ativismo climático, reivindicou a autoria do ataque, acusando a empresa de poluir lençóis freáticos, de "condições extremas de exploração" e pedindo a "destruição completa da Gigafactory" O mesmo grupo teria sido responsável por outro ataque ao fornecimento elétrico do canteiro de obras da Tesla em 2021.   

"Estes são os eco terroristas mais estúpidos da Terra ou são fantoches de pessoas que não têm boas intenções ambientais", comentou Elon Musk, magnata dono da Tesla.   

"Interromper a produção de veículos elétricos, em vez de veículos a combustível fóssil, é extremamente estúpido", acrescentou Musk.   

A fábrica deve ficar parada por toda a semana, e a companhia prevê perdas de centenas de milhões de euros.   

O diretor da fábrica, André Thierig, estimou que apenas hoje mais de mil carros foram perdidos na produção e lembrou que outros dois ataques semelhantes ocorreram na área nos últimos anos.   

A fábrica de Grünheide é a única da Tesla na Europa. A montadora americana produz carros elétricos lá há quase dois anos, empregando cerca de 12,5 mil funcionários e visando expandir a produção dos 500 mil carros por ano previstos até agora para um milhão.   

Continua após a publicidade

Em sua "Gigafactory", a Tesla produz seu SUV principal, o Model Y, para motoristas europeus. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes