Topo

O que aconteceu com o 'menino de cabelo congelado' que se tornou símbolo da pobreza na China

Kerry Allen e Chris Bell - BBC Monitoring e BBC News

07/01/2019 21h16

Um ano depois de ter viralizado na internet, Wang Fuman, agora com 9 anos, não precisa mais andar quase 5 km para chegar à escola, ganhou uma casa nova e continua sendo aluno exemplar.

Imagens de um estudante com o cabelo e sobrancelhas congelados e mãos inchadas pelo frio que circularam na internet em janeiro de 2018 acabaram motivando um grande debate sobre a pobreza na China - e sua repercussão na vida das crianças - quando foram postadas há um ano.

Chamado de "Ice Boy" ("menino de gelo", em tradução livre), Wang Fuman, que tinha 8 anos na época, costumava caminhar 4,5 km para chegar à escola que frequentava na província de Yunnan, no sul do país, frequentemente sob temperaturas congelantes. No dia da foto que viralizou, que teria sido feita por seu professor, fazia 9 graus negativos fora da sala de aula.

Sua determinação para chegar à escola mesmo tendo de enfrentar condições extremas e seu excelente desempenho escolar geraram uma onda de empatia online.

Agora com 9 anos e 12 meses depois, muita coisa mudou na vida de Wang. De acordo com o periódico chinês People's Daily, ele não precisa mais andar quase uma hora na neve para conseguir assistir às aulas.

Wang e sua família se mudaram da casa de barro em que viviam e hoje estão instalados em uma casa de dois andares a 10 minutos de caminhada - por uma via pavimentada - da escola.

"A vida está bem melhor", declarou o pai do garoto, Wang Gangkui, à publicação.

"Comparado às paredes de barro e à estrada enlameada, nós estamos mais protegidos do vento e da chuva."

'Sementes de sonhos'

Em paralelo, a escola de Wang recebeu uma série de investimentos de um ano para cá.

As salas de aula ganharam equipamentos de calefação e um dormitório foi construído para acolher as crianças que vivem em áreas mais afastadas.

"(Wang) é um excelente aluno e se dá bem com os colegas de sala", afirmou o diretor adjunto da escola, Fu Heng.

"Toda a atenção (que a escola recebeu) fez com que os estudantes experimentassem as 'maravilhas do mundo', e suas ideias mudaram bastante nesse período. As sementes do sonho de que um dia eles poderão ir para longe das montanhas foram plantadas e eles têm hoje muita esperança em relação ao futuro."

Os sonhos de Wang, contudo, permanecem os mesmos.

Assim como em 2018, ele espera no futuro se tornar policial, para ter a chance de capturar "vilões".

Mais de 3 mil usuários da rede social Weibo (sistema chinês semelhante ao Twitter) usaram a hashtag #IceBoyAYearOn ("menino de gelo um ano depois", em tradução livre) para relembrar a história do menino. Muitos veem o "desfecho" da história que conheceram um ano atrás como um "final feliz".

"O poder da internet não deve ser menosprezado", escreveu um usuário, ressaltando que a repercussão das imagens nas redes sociais foi o estopim para as mudanças na escola e na vida do garoto.

"(Ver) a transformação na vida de Wang e de sua família é muito gratificante", escreveu o usuário Chen Li na rede Weibo. "Isso é mérito da opinião pública e do esforço conjunto do governo local e de inúmeras pessoas que se importam com os outros."

Em seu discurso de ano novo, o presidente Xi Jinping disse que a redução da pobreza em áreas rurais da China foi um dos focos do governo em 2018.

"125 distritos pobres e 10 milhões de habitantes da zona rural assolados pela miséria deixaram a situação de pobreza", afirmou.

"Para atingir nosso objetivo de tirar outros 10 milhões de pessoas que vivem nessas áreas da pobreza, como planejamos, devemos manter o foco e trabalhar duro."

Alguns usuários das redes sociais pontuaram, entretanto, que superar a pobreza também passa por responsabilizar funcionários públicos que eventualmente fazem mal uso dos recursos.

"Você também ajuda os mais pobres punindo funcionários públicos corruptos", ressaltou um internauta.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=dbl0ZE7i4Co

https://www.youtube.com/watch?v=3Hdun3zKJxY

https://www.youtube.com/watch?v=m6yRLSqabpI